Loading…

Plano Testagem para PMEs

  • Home /
  • GATE /
  • Plano Testagem para PMEs

Plano de Testagem para PMEs

Plano de Testagem Colaboradores provenientes da área metropolitana de Lisboa


A ARS Norte/ACES Braga, em parceria com o Município de Braga e a InvestBraga, levará a cabo um processo de testagem gratuito para os colaboradores de empresas do concelho que tenham estado a trabalhar, em permanência, na área metropolitana de Lisboa e que regressem a Braga este fim-de-semana.

A medida visa salvaguardar a saúde dos colaboradores e de todos os que convivam com os mesmos, permitindo a identificação de eventuais casos positivos de Sars-Cov-2, minimizando, desta forma, o risco de transmissão da doença localmente.


  • Quem poderá aceder ao plano de testagem específico para pessoas provenientes da área metropolitana de Lisboa? Este plano em específico destina-se a colaboradores das empresas de Braga que tenham estado, nos últimos dias, a trabalhar em permanência na área metropolitana de Lisboa, com especial relevo nas empresas das áreas da construção civil e relacionadas, onde se trabalham com equipas mais alargadas e forte contacto presencial.
  • Como se poderá o colaborador inscrever neste plano? Compete à empresa proceder ao agendamento dos testes rápidos para os colaboradores abrangidos pela iniciativa, devendo o mesmo ser feito através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado, mediante pedido, pela área da Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga.
  • Os testes são pagos? A testagem é gratuita, sendo assegurada pela equipa do ACES.
  • Onde e quando se realizam os testes? No dia 19 de junho, os testes acontecerão na Unidade de Colheitas do ACES Braga, junto ao Centro de Saúde de Enfias. No dia 26 de junho os testes serão realizados em local a definir.
  • Qual o objetivo desta iniciativa? Esta iniciativa visa salvaguardar a saúde dos colaboradores das Empresas e de todos os que convivam com os mesmos, permitindo a identificação de eventuais casos positivos de Sars-Cov-2, minimizando, desta forma, o risco de transmissão da doença localmente.

Plano de Promoção da Operacionalização da Estratégia de Testagem 


O Município de Braga, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, irá promover, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, a testagem dos colaboradores das pequenas e médias empresas do concelho de Braga. A iniciativa resulta do Plano de Promoção da Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde, e será alargada a todas as empresas a operar em território nacional. 

A iniciativa, sem qualquer custo, contará, numa primeira fase, com articulação da InvestBraga e as Empresas do Concelho de Braga, com o envio da informação necessária para este processo e com a aplicação de um questionário, que irá permitir aferir o número de colaboradores para a testagem, e para efetuar o planeamento necessário à gestão de todo o processo.

Com a recolha desta informação, vai ser possível organizar os recursos necessários para o contacto por parte das autoridades de saúde e municipais envolvidas no programa, de forma a operacionalizar a concretização dos testes rápidos de antigénio, numa altura em que os números de novos infetados não têm diminuído.

De sublinhar que o processo de testagem massiva irá avançar após a avaliação da situação epidemiológica do concelho, a ser feita pelas autoridades de saúde competentes. 


Informações Úteis

Ministério da Saúde, Direção Geral de Saúde, Serviço Nacional de Saúde e Infarmed 

Direção Geral de Saúde

ARS Norte 


Questionário Rastreio Preventivo

No âmbito das medidas de mitigação da COVID-19, do Ministério da Saúde, para a concretização de testes rápidos de antigénio no contexto Empresarial do Concelho, o Município de Braga, através do seu Gabinete Municipal de Saúde, irá promover, em parceria com a ARS Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado I, a testagem dos colaboradores das pequenas (incluindo as micro) e médias empresas do tecido empresarial do concelho de Braga.

A medida irá abranger todo o tecido empresarial do concelho, sendo o presente inquérito dirigido, todavia, a empresas que não tenham serviços de saúde ocupacional, uma vez que a articulação no caso da existência de serviços de saúde ocupacional será feito diretamente pelas autoridades de saúde. 

Este questionário servirá para iniciar a manifestação de interesse no programa de rastreio preventivo da COVID-19, aferir o número de colaboradores para testagem e os contactos das empresas do concelho de Braga, podendo originar, posteriormente, um contacto por parte das autoridades de saúde envolvidas no programa, de forma a articular a testagem, em função do crescimento da pandemia no concelho.

>>> Preencher Questionário (encerrado)