Voltar

Notícias e Eventos

18739285 1357508970998723 3800802762640331715 o Notícias

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, defendeu hoje, no evento Software de Braga para o Mundo, no âmbito da Semana da Economia de Braga, que, para exportar mais, é necessário fazer “um esforço coletivo” para apoiar a formação. Durante a sessão, que decorreu na Universidade do Minho e foi conduzida pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, foi ainda assinado o protocolo para a 2.ª edição do programa Qualifica IT, que tem como objetivo qualificar, para a área do desenvolvimento de software, jovens licenciados desempregados.

Organizado pela InvestBraga, em parceria com as empresas do setor das Tecnologias de Informação e com a Universidade do Minho, Software de Braga para o Mundo colocou os vários participantes e a plateia a trocar ideias e experiências sobre os temas Aprender e Conhecer na Era Digital, Estratégia e Gestão em IT, Os Desafios da Engenharia e da Tecnologia e Marketing e Vendas para o Mundo. Estiveram presentes membros da gestão, tecnologia, marketing e vendas e recursos humanos de diversas empresas nacionais e multinacionais do setor, entre outras, a Accenture, a WeDo Technologies, a Primavera BSS, Outsystems, etc, mas também jovens empreendedores, estudantes e CEOs de startups.

Na sua intervenção, o ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor defendeu que “exportar mais implica entrar em mercados mais sofisticados e isso requer mais conhecimento e o conhecimento requer trabalhos mais qualificados”, o que implica “um esforço coletivo no apoio à formação”.

Ainda durante o evento decorreu a assinatura do protocolo para a segunda edição do Qualifica IT. O programa, resultante da parceria entre a InvestBraga, a Universidade do Minho e o IEFP, tem como objetivo dotar licenciados desempregados das competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, favorecendo a entrada no mercado de trabalho qualificado nas empresas tecnológicas, existentes na região. Na primeira edição do Qualifica IT participaram 100 jovens desempregados.

A Semana da Economia é organizada pela InvestBraga, de 22 a 26 de maio, e tem como grandes objetivos constituir uma mostra do potencial económico de Braga, um os principais motores da economia nacional, assinalar o crescimento económico registado no concelho e debater temas relevantes da área económica. A InvestBraga pretende, também, prestar contas do trabalho efetuado nas suas diversas áreas de atuação, Dinamização Económica, Startup Braga e Parque de Exposições de Braga, por ocasião do seu terceiro aniversário.