Loading…

NOTÍCIAS

InvestBraga determinada no apoio à recuperação económica e fixação de talento no concelho de Braga

Apostar na captação e retenção de talento e apoiar as empresas bracarenses na recuperação económica são dois dos pilares da InvestBraga para os próximos meses. O braço económico do município de Braga apresentou na tarde desta quinta-feira, 18 de junho, os resultados do ano de 2019 e lançou o seu novo portal para o apoio ao emprego, o Work in Braga.

Durante a apresentação de resultados, Ricardo Rio, presidente da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga, destacou a importância da Agência para a Dinamização Económica na captação de investimentos e projetos para a cidade, sublinhando também a relevância da fixação destes ativos para a redução do número de desempregados no concelho, que em 2019 se cifrou nos 6260.

Preocupado com a situação gerada pela pandemia COVID-19, Ricardo Rio admitiu ainda que os números do desemprego poderão atingir os registados em 2017, cerca de 7300, sendo, portanto, essencial garantir “o apoio especializado da InvestBraga ao tecido empresarial bracarense, de forma a ser possível retomar o crescimento económico e potenciar a criação de emprego”.

De forma a responder ao desafio do desemprego, a InvestBraga conta a partir desta quinta-feira, 18 de junho, com uma plataforma que permitirá unir empregadores a potenciais interessados em preencher as vagas disponíveis nas empresas. O portal, que pode ser visitado em www.workinbraga.pt, e que resulta do projeto Work In Braga, conta já com mais de 200 vagas registadas, sendo cerca de 70% para a área de tecnologias de informação.

Para Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, o Work in Braga será “essencial para a atração e retenção do talento, uma vez que facilitará o acesso a oportunidades de trabalho em empresas do concelho de Braga”.


Altice Forum Braga destaca-se, Startup Braga consolida posição como hub de inovação

Durante a apresentação dos resultados foi possível perceber que, com proveitos na ordem dos 1,8 milhões de euros, num total de mais de 2,2 milhões de euros na InvestBraga, o Altice Forum Braga contribuiu significativamente, em 67%, para o volume de negócios global da InvestBraga.

Para Carlos Silva, “a força financeira da InvestBraga parte das Feiras, Congressos e Eventos, sendo, no entanto, essencial o trabalho feito por todas as unidades de negócio para a consolidação da marca InvestBraga”.

2019 contribuiu também para a consolidação da Startup Braga, que passou a integrar a rede europeia Startup Cities Europe Partnership, uma iniciativa da Comissão Europeia, e para a inauguração do Centro de Juventude de Braga, um projeto que, de acordo com Carlos Silva, se irá “notabilizar pela capacidade de atrair turistas para a cidade”.

Balanço 2019